keepC

 

 
communityNovembro e Dezembro foram meses intensos para o Projeto: construímos uma Comunidade dedicada a facilitadores e lançamos as Sessões de Capacity Building (CBS) em cada país da parceria. As CBS foram desenhadas para capacitar os primeiros facilitadores Lead3.0 através de momentos de partilha de experiências e boas práticas.

As primeiras CBS foram realizadas no dia 4 de Novembro de 2016 nas cidades de Münster (Alemanha), Trieste e Milão (Itália). Nas semanas seguintes tiveram início as CBS em Portugal, na Polónia e no Reino Unido tendo fim previsto antes do fim do ano corrente.

A Universidade de Ciências Aplicadas de Münster  é responsável pela organização das CBS. A Sue Rossano e a Balzhan Orazbayeva desenharam os workshops, os conteúdos e a planificação sugeridos para a implementação das CBS em cada país. Os facilitadores das CBS foram selecionados por cada parceiro do projeto e os participantes provêm de ambientes académicos e corporativos.

Durante as CBS, os participantes exploraram o novo paradigma de e-liderança e as competências estratégicas associadas ao tópico e identificadas pela parceria durante a fase de investigação (o relatório encontra-se disponível aqui). Juntos decifraram os desafios e as oportunidades advindas da Era Digital, tentando compreender como a aprendizagem contínua pode apoiar os gestores nesta nova realidade. Por fim, os participantes desenharam e criaram novos cursos na Academia com base nos recursos digitais e e-atividades disponíveis.


insideC

 

 
Alemanha
As sessões na Alemanha foram conduzidas pela Universidade de Ciências Aplicadas de Münster (MUAS) através do Science-to-Business Marketing Research Centre (S2BMRC) e das facilitadoras Balzhan Orazbayeva e Sue Rossano. A MUAS foi responsável pelo desenho de todas as sessões, dos conteúdos e das 3 semanas de acompanhamento online. As sessões tiveram início no dia 4 de Novembro, com a segunda sessão a ocorrer no dia 11 de Novembro e contando com o apoio da Universidade de Ciências Aplicadas de Amesterdão.

Itália
As sessões em Itália contaram com a participação de 30 facilitadores do Grupo Auchan, do Gruppo Pragma, da ISTUD Business School, da Unicredit e de outras organizações. No dia 4 de Novembro foram realizadas duas sessões presenciais em Milão e em Trieste. Em seguida, os participantes iniciaram o trabalho online durante Novembro e Dezembro terminando o trabalho com uma última sessão presencial no dia 21 de Dezembro. Estas sessões tiveram assim uma duração de 8 semanas: 2 dias de trabalho presencial (um no início e outro no término) + 1 dia completo de webinars (6 webinars com a duração de 1h30 cada) + 3 semanas de trabalho online.

Polónia
As sessões na Polónia estão a decorrer. As sessões contam com 22 participantes – facilitadores e estudantes – que exploram as funcionalidades da Academia e da Comunidade sob o acompanhamento de 2 facilitadores. As sessões presenciais foram seguidas por atividades online que decorrem até 15 de Dezembro.

Portugal
Os participantes portugueses mergulharam em atividades práticas, explorando e compreendendo o novo papel dos líderes e dos facilitadores da V Era do Trabalho. Na segunda fase, foi pedido aos participantes que desenhassem experiências de aprendizagem recorrendo a ferramentas de Design Thinking. Atualmente, os participantes exploram a Academia e a Comunidade Lead3.0 criando em contexto virtual as experiências de aprendizagem antes desenhadas.

Reino Unido
As sessões que decorrem no Reino Unido cativaram o interesse de académicos e estudantes da área da gestão. As sessões presenciais foram gravadas para que todos os participantes pudessem acompanhar as mesmas presencialmente ou virtualmente. Até agora, estas sessões proporcionaram momentos muito interessantes de debate para o desenvolvimento da Academia e de recursos digitais.


aroundC

 

 
coordination-meetingEm 2016, o Lead3.0 viajou pela Europa participando em conferências, reuniões e outros eventos. Agora chegou o momento de parar e relaxar esperando por 2017 e refletindo sobre o trabalho feito.

Nos dias 10 e 11 de Fevereiro, todos os parceiros do Lead3.0 reuniram-se em Coventry (Reino Unido) para a terceira reunião de coordenação. Foram 2 dias de trabalho intensivo mas indispensável para organizar, focar e ganhar confiança sobre o que ocorreria nos próximos meses de projeto. Obrigada CovUni  pela receção fantástica!

No dia 18 de Fevereiro a equipa da Advancis foi até Setúbal (PT) participar na VI Conferência de Investigação e Intervenção em RH organizada pela ESCE. O evento abordou os desafios da gestão de RH no século XXI.

No dia 19 de Maio, a Maria Laura Fornaci da ISTUD esteve presente na 2ª Assembleia & Fórum Geral -Knowledge into Action – em Bruxelas (BG). Aqui foi apresentado o Lead3.0 e os respetivos fatores de sucesso deste projeto.

future-of-educationNo dia 30 de Junho, a Judith Scoltock do Gruppo Pragma apresentou o projeto Lead3.0 na Conferência Internacional Futuro da Educação 2016 em Florência (IT). A partilha incluiu os principais aspetos sobre a visão, as fundações e os futuros desenvolvimentos do projeto Lead3.0.

No dia 8 de Setembro foi a Maria Fiasco do Gruppo Pragma quem apresentou o Lead3.0 na conferência EMEM Itália 2016, em Modena (IT) – um dos maiores eventos em Itália sobre e-learning e novos modelos de aprendizagem. Podemos ver a apresentação aqui (em italiano).

No dia 15 de Setembro, o Christophe Terrasse e o Jean-Baptiste Maillard da EFMD, o Peter McLuskie da Universidade de Coventry e a Sue Rossano-Rivero de Münster University of Applied Sciences estiveram na conferência EAIE 2016, em Liverpool (Reino Unido) onde apresentaram os resultados da investigação realizada no âmbito do projeto Lead3.0 Podem ver a apresentação aqui!

No dia 22 de Setembro, o Lead3.0 foi apresentado pela Maria Laura Fornaci da ISTUD durante um workshop inserido no evento SCALE Expert e realizado em Bruxelas (BG).

gruppo-pragma-coventryNo dia 4 de Novembro, a Simonetta Manzini da ISTUD apresentou o projeto Lead3.0 e os resultados do Relatório de Investigação na Sodalitas event dedicated to students, “E-leadership skills at work”.

On December 1st Boriana Marinova from EFMD attended the Digital Skills and Jobs Coalition meeting in Brussels (B), with the objective of reducing European gap in digital skills.

On December 8th and 9th Oriana Cok from Gruppo Pragma and Simon Hill from CovUni went to Brussels (B) to attend EACEA Cluster Meeting. They worked on collecting feedbacks and finding new ideas to fill the gap between industry and academy, and had the chance to present the Academy and the Community.