keepC

 

A Lead3.0 dá-lhe as boas vindas depois do Verão!

Woman-using-digital-tablet-with-colleagues-behind-in-office-000051566708_XXXLargeNos últimos 3 meses, trabalhamos intensivamente na operacionalização da investigação e mapeamento previamente definidos. Pretendíamos identificar o gap de competências de e-liderança e as prioridades de aprendizagem para gestores, estudantes e formadores; e elencar as principais características dos MOOC de sucesso e dos melhores fornecedores de educação online. A fase de investigação desta Aliança de Conhecimento está agora concluída. Nesta newsletter apresentaremos os principais resultados e daremos a conhecer o nosso próximo webinar em que os parceiros responsáveis pelas diferentes fases da investigação terão oportunidade para apresentar e debater esses mesmos resultados.

FBDurante os próximos meses, e com base na investigação realizada, a parceria Lead3.0 focar-se-á no design da Academia para gestores e estudantes, estabelecendo objectivos de aprendizagem, conteúdos, métodos de ensino e avaliação e mecanismos de partilha.O design da Academia será desenvolvido a par da construção da estratégia de sustentabilidade do projecto, potenciando a identificação do caminho de valorização mais apropriado e que promoverá a auto-sustentabilidade na fase de pós-projecto.

Por último mas não menos importante, podem agora encontrar-nos online através do Facebook! Visite-nos – acompanhe, goste, partilhe e fique atenta à Lead3.0!

Fique ligada aos próximos passos da Lead3.0!

 


insideC

 

 

WP3 – Research & Needs Analysis Synthesis report

Focused mature students working together on new technologies in university library

O relatório síntese apresenta as principais conclusões emergentes da investigação no que se refere ao gap de competências de e-liderança e à utilização de MOOC para o desenvolvimento dessas mesmas competências – os dois principais eixos de intervenção da Lead3.0. Partindo de estudos teóricos sobre as competências necessárias para um líder da era digital, avançamos para uma dimensão de análise mais prática, através de entrevistas a gestores e formadores, questionando qual a sua percepção sobre as principais áreas de competências que são afectadas pela era digital.

As entrevistas apontam para a necessidade de desenvolver as soft skills e de forma inovadora; e salientam também a maior relevância de um conjunto de competências que sendo técnicas são também transversais. De acordo com os resultados da revisão de literatura e das entrevistas, as SeLs foram classificadas em 6 principais grupos, desde as competências digitais de base a competências de e-aprendizagem ao longo da vida.
Para comparar as necessidades e lacunas ao nível das competências nos gestores, estudantes e formadores e os grupos de SeLs identificados, realizamos um questionário que envolveu a participação de 737 gestores, 184 formadores e 884 estudantes.

Student using tablet pc to take notes in lecture hallO questionário sobre o gap de competências e as prioridades de formação permitiu concluir que cada grupo de respondentes identifica um conjunto específico de lacunas de SeLs e aponta para maior necessidade ao nível das competências de e-comunicação, gestão de equipas multiculturais/multi-geográficas, de ética e moral em ambiente digital e de e-reputação. A investigação mostra-nos igualmente que as SeLs podem ser desenvolvidas através de metodologias suportadas pela Internet e blended-learning, ainda que os três grupos de inquiridos (gestores, estudantes e formadores) precisem de diferentes estratégias de formação.


aroundC

 

 

Conferência UIIN 2015 em Berlim: A Lead3.0 esteve lá!

Berlin_UIINDurante os dias 24 a 26 de Junho, foi realizada a terceira UIIN Conference on University-Industry Interaction em Berlim (Alemanha), contando com mais de 353 participantes, de 49 países, a partilhar conhecimento, a interagir e a construir novas pontes de colaboração. A Lead3.0 esteve presente através da Münster University of Applied Sciences (MUAS), que aproveitou esta oportunidade para apresentar e divulgar a filosofia Lead3.0 aos nossos principais grupos-alvo – gestores, estudantes e formadores.

Vários oradores de renome participaram no evento – a Dr. Natascha Eckert, Department Head University and Research Cooperation at SIEMENS; o Dr. Manfred Meier, responsável pelo Departamento “Cooperação com a Universidade” na AutoUni da Volkswagen AG; e, a Dr. Lena Christiaans, responsável pelo Corporate Employer Branding na Henkel.

LEAD_BerlinEste painel de oradores deu palco à discussão sobre as competências críticas para o mercado de trabalho actual. A Dr. Lena Christiaans, responsável pelo Corporate Employer Branding na Henkel, alertou que é necessário dotar os estudantes de competências digitais: “No ambiente actual precisamos de colaboradores com competências digitais, capazes de conduzir investigações de marketing online e desenhar novas propostas de valor através da tecnologia para alcançar novos mercados“.

Para cumprir estes desafios, alianças entre a Indústria e a Academia como a Lead3.0 são imperativas para dar resposta ao gap de competências e para promover a disseminação da aprendizagem social e do uso de Recursos Educativos Abertos pelos formadores de forma a desenvolver as competências necessárias.